Página Inicial | Fale Conosco  
   Boa Noite! Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
 
Programas
Outras CEASAS
Telecentro
Ouvidoria
Galeria de fotos
Fale Conosco
Webmail

 
História

A Ceapi (Central de Abastecimento do Piauí ) nasceu em agosto de 2007 para substituir a Ceasa. A Ceapi é uma organização social e funciona em um modelo de gestão compartilhada, onde a administração é feita por representantes do Governo, dos permissionários e usuários. O novo modelo de gestão já está em funcionamento.

Abaixo você confere um pouco da história da antiga Ceasa :         

Entre os anos de 1972 e 1973 foi enviado a Assembléia Legislativa um projeto de lei propondo a criação de um entreposto de abastecimento denominado Ceasa-Pi, que foi aprovado por unanimidade pelos deputados. A idéia foi do então governador do Estado, Alberto Silva, que não conseguiu executar a obra considerada grandiosa.

 Foi somente em 1974 , na gestão do Governador Dirceu Mendes Arcoverde, que foi iniciada a construção, em um terreno de 54 hectares no local conhecido como Baixa Fria, cuja via de acesso era uma estrada de chão que ligava o bairro Tabuleta ao Parque Piauí, que depois deu prosseguimento a PI 130 que liga Teresina a Palmeirais.   
    

 Com a implantação da Ceasa , essa área foi valorizada com pavimentação asfáltica. Com a construção da Avenida Henrry Wall de Carvalho, com iluminação a vapor de mercúrio , começou a povoação ao longo da avenida e em seguida foi dado início a construção do conjunto habitacional  Sacy, cujo nome foi em homenagem a Fábrica de poste ao lado – a única referência da região.

         As atividades na Ceasa começaram em fase experimental no final de outubro de 1976, mas foi somente no dia 20 de dezembro deste ano que ela foi inaugurada com a ajuda dos técnicos da antiga Cobal, antiga gestora da Ceasa.


 Implantação

          Para dimensionar a estrutura física desta nova Central de Abastecimento, foi realizada uma pesquisa pelas Secretarias de Agricultura e de Trabalho, nas redes atacadista e varejista de todos os mercados públicos, supermercados e mercearias que comercializavam pelo menos 3 produtos hortigranjeiros. O Governo precisava de um referencial do volume comercializado no Estado, como exigia a Cobal, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
     

    A pesquisa foi feita por 20 alunos da Escola Técnica Federal do Piauí. Começou no dia 20 de abril de 1975 e revelou os usuários do setor permanente (box) e não permanente (módulos) que estavam em condições de comercializar nesta nova central, no atacado e varejo. Foram oferecidos 68 boxs com área de 30m quadrados, separados com divisórias de cimento e 172 módulos com área de 1,5metros quadrados destinados a varejistas oriundos dos mercados públicos. Na época, existia apenas um galpão para acomodar este seleto grupo. Também foram cadastrados 30 veículos autorizados pela Ceasa para transportar os produtos para os mercados públicos. E foram contratados 60 estivadores autônomos para carrego e descarrego de produtos Eles também eram responsáveis pela limpeza da Ceasa.

Fonte: José Viana de Sousa Oliveira
           Ex-supervisor da Ceasa




CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ - CEAPI
Endereço: Av. Henry Wall de Carvalho, 5000 - Bairro Tabuleta
CEP 64.022-050 - Teresina - PI - Telefones: (86) 3220 1701 e 3220 7550