Página Inicial | Fale Conosco  
   Bom Dia! Domingo, 22 de julho de 2018
 
Programas
Outras CEASAS
Telecentro
Ouvidoria
Galeria de fotos
Fale Conosco
Webmail

 
Notícias
Administração da Nova Ceasa começa segunda-feira, dia 15
17/05/2017 10:30

O cumprimento da primeira etapa do Plano Emergencial da Central de Abastecimento do Piauí marcará, na próxima segunda-feira (15), o início dos trabalhos de uma nova gestão no mercado. A concessionária que ganhou a licitação realizada pelo Governo do Estado e administrará o entreposto a partir desta data, investirá, nos primeiros noventa dias, R$ 1,2 milhão em obras de modernização e estruturação do local, mutirões de limpeza, construção de três novos estacionamentos e reforço na segurança da central piauiense.  

O secretário de Administração e Previdência (SeadPrev), Franzé Silva, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma e a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí (Suparc),Viviane Moura farão a entrega simbólica da chave do entreposto para a direção da concessionária. 

Após a solenidade, a nova administração dará início ao primeiro mutirão de limpeza da Nova Ceasa. Ao todo, 120 profissionais começarão a realizar uma limpeza geral no mercado. Atualmente, 6 pessoas são responsáveis pela limpeza e manutenção do entreposto.

Segundo James Andrade, diretor presidente da Brazilfruit, que irá administrar a Nova Ceasa, a sujeira é o problema que mais incomoda os permissionários e clientes do mercado. "No início do ano, a Suparc realizou uma pesquisa junto aos feirantes, cujo objetivo era saber quais problemas mais preocupavam. Ao todo, 47,9% das respostas nas urnas apontavam um desejo de terem melhorias urgentes na limpeza do local. Nada mais justo do que começarmos a nova gestão com um grande mutirão de limpeza e, paralelo a isso, a construção de dois novos estacionamentos e organização do fluxo do trânsito. O Estado pediu que fizéssemos nos próximos 90 dias uma série de ações aqui no mercado, a fim de deixá-lo mais digno. O nosso compromisso é fazer tudo que foi solicitado em até 30 dias", explica James.

O novo administrador do mercado afirma que a equipe responsável pela higienização da central de abastecimento é insuficiente para atender a demanda que há. "São apenas 6 pessoas na limpeza hoje e isso  nos faz entender o motivo pelo qual o mercado encontra-se, praticamente, em situação de abandono. No próximo dia 15, quando tomaremos posse da Nova Ceasa, 120 pessoas estarão engajadas para deixar o nosso mercado limpo, como os permissionários e usuários tanto sonham e merecem ter", assegura ele. “Vamos fazer uma gestão eficiente e com menos burocracia. A PPP aqui na Ceasa será uma referência no Estado” 

Além do reforço na equipe de limpeza, a Nova Ceasa contará também com conteineres para descarte correto dos resíduos sólidos, caminhão compactador de lixo e caminhão pipa para lavagem dos galpões.


PROJETO NOVA CEASA

O projeto da Nova Central de Abastecimento objetiva a transformação do espaço num entreposto moderno e eficiente, com investimentos iniciais do parceiro privado na ordem de R$ 46.468.830. Pelos os estudos desenvolvidos, o Estado receberá ainda uma outorga mensal de 3,5% sobre o faturamento bruto do mês, após o segundo ano de contrato. O projeto terá o prazo de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 5 anos.

O projeto de modernização da Nova Central de Abastecimento será realizado em três etapas: A primeira corresponde à preparação do terreno, a construção da infraestrutura de água, esgoto, eletricidade, cabeamento lógico, dentre outros, construção dos seis novos galpões, nova portaria, hortomercado e estruturação do estacionamento de motos e bicicletas. 

Na segunda etapa, haverá transferência dos permissionários, uma parte dos varejistas será transferida para o galpão próprio, com acesso direto ao consumidor final e os demais permissionários de frutas e hortaliças serão alojados nos novos galpões. A terceira etapa corresponde à reforma completa da atual estrutura para abertura de dois novos galpões, reforma e melhoria dos antigos galpões e construção do novo galpão da banana.



Mais Notícias...


CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ - CEAPI
Endereço: Av. Henry Wall de Carvalho, 5000 - Bairro Tabuleta
CEP 64.022-050 - Teresina - PI - Telefones: (86) 3220 1701 e 3220 7550