Página Inicial | Fale Conosco  
   Boa Noite! Segunda-feira, 15 de outubro de 2018
 
Programas
Outras CEASAS
Telecentro
Ouvidoria
Galeria de fotos
Fale Conosco
Webmail

 
Programas Sociais

PROGRAMA MESA VOLUNTÁRIA

Sede do programa Mesa Voluntária

É um programa de distribuição de alimentos para entidades beneficentes de Teresina que foi criado em 2003. Uma equipe da Ceapi arrecada frutas , verduras e legumes doados pelos permissionários. São produtos bons para o consumo. Eles são recolhidos nos boxes e nas bancas, selecionados na sede do programa e repassados para entidades cadastradas no órgão. Por mês, são doadas cerca de 4.000 quilos de alimentos.


COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NA CEAPI

A Ceapi faz parte do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil no Piauí e desenvolve um trabalho diário de combate a esse tipo de exploração em suas dependências e imediações. Na portaria é feito um controle sistemático do acesso de crianças desacompanhadas. Fiscais da Ceapi são orientados por uma assistente social a impedir que qualquer criança possa catar alimentos, vigiar carros ou fazer outros serviços.

As crianças encontradas pelos fiscais são encaminhadas a programas sociais como o bolsa família. Também é feito um trabalho de conscientização com os familiares dessas crianças e com os permissionários e usuários sobre os problemas causados pelo trabalho infantil.

Na semana de Combate ao Trabalho Infantil a Ceapi desenvolve uma campanha de reforço ao compromisso de combate a esse tipo de exploração. Folders e cartazes são distribuídos para alertar para a violência que é impedir que esses menores possam brincar e estudar, como mostra o cartaz ao lado. O telefone para denúncias de trabalho infantil da Ceapi é (86)3220-1701.


CRECHE DA CEAPI

Páscoa é comemorada na creche

Uma alternativa para evitar que as crianças trabalhem na Ceapi é a manutenção de uma creche que atende menores de até 7 anos, das 7h às 13 h. Ela atende os filhos dos permissionários enquanto os pais estão trabalhando. Foram contratadas pedagoga e auxiliar de enfermagem que ficam  responsáveis pelas crianças. Foram comprados berços e colchões e outra grande novidade é o horário de funcionamento : a creche abre às 3 horas da madrugada, quando os permissionários começam a chegar a Ceapi.  

 

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Em setembro de 2007, a Ceapi contratou quatro adolescentes e firmou, assim, o início do Prgrama Jovem Aprendiz da Central de Abastecimento. A cada dois anos, o grupo é renovado e são contratados novos jovens. A seleção dos adolescentes é feita pela supervisora de ensino da Ceapi, Sandra Oliveira.

O projeto Jovem Aprendiz só foi possível devido ao cadastro realizado durante a campanha de Erradicação do Trabalho Infantil na Ceapi. Amparado por órgãos legais como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Delegacia Regional do Trabalho- DRT- o projeto obedece todas as disposições contidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para a contratação de menores de idade, como jornada diária, remuneração e exigência de freqüência escolar.






CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ - CEAPI
Endereço: Av. Henry Wall de Carvalho, 5000 - Bairro Tabuleta
CEP 64.022-050 - Teresina - PI - Telefones: (86) 3220 1701 e 3220 7550