Página Inicial | Fale Conosco  
   Boa Noite! Domingo, 21 de janeiro de 2018
 
Programas
Outras CEASAS
Telecentro
Ouvidoria
Galeria de fotos
Fale Conosco
Webmail

 
Programas Sociais

PROGRAMA MESA VOLUNTÁRIA

Sede do programa Mesa Voluntária

É um programa de distribuição de alimentos para entidades beneficentes de Teresina que foi criado em 2003. Uma equipe da Ceapi arrecada frutas , verduras e legumes doados pelos permissionários. São produtos bons para o consumo. Eles são recolhidos nos boxes e nas bancas, selecionados na sede do programa e repassados para entidades cadastradas no órgão. Por mês, são doadas cerca de 4.000 quilos de alimentos.


COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NA CEAPI

A Ceapi faz parte do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil no Piauí e desenvolve um trabalho diário de combate a esse tipo de exploração em suas dependências e imediações. Na portaria é feito um controle sistemático do acesso de crianças desacompanhadas. Fiscais da Ceapi são orientados por uma assistente social a impedir que qualquer criança possa catar alimentos, vigiar carros ou fazer outros serviços.

As crianças encontradas pelos fiscais são encaminhadas a programas sociais como o bolsa família. Também é feito um trabalho de conscientização com os familiares dessas crianças e com os permissionários e usuários sobre os problemas causados pelo trabalho infantil.

Na semana de Combate ao Trabalho Infantil a Ceapi desenvolve uma campanha de reforço ao compromisso de combate a esse tipo de exploração. Folders e cartazes são distribuídos para alertar para a violência que é impedir que esses menores possam brincar e estudar, como mostra o cartaz ao lado. O telefone para denúncias de trabalho infantil da Ceapi é (86)3220-1701.


CRECHE DA CEAPI

Páscoa é comemorada na creche

Uma alternativa para evitar que as crianças trabalhem na Ceapi é a manutenção de uma creche que atende menores de até 7 anos, das 7h às 13 h. Ela atende os filhos dos permissionários enquanto os pais estão trabalhando. Foram contratadas pedagoga e auxiliar de enfermagem que ficam  responsáveis pelas crianças. Foram comprados berços e colchões e outra grande novidade é o horário de funcionamento : a creche abre às 3 horas da madrugada, quando os permissionários começam a chegar a Ceapi.  

 

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Em setembro de 2007, a Ceapi contratou quatro adolescentes e firmou, assim, o início do Prgrama Jovem Aprendiz da Central de Abastecimento. A cada dois anos, o grupo é renovado e são contratados novos jovens. A seleção dos adolescentes é feita pela supervisora de ensino da Ceapi, Sandra Oliveira.

O projeto Jovem Aprendiz só foi possível devido ao cadastro realizado durante a campanha de Erradicação do Trabalho Infantil na Ceapi. Amparado por órgãos legais como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Delegacia Regional do Trabalho- DRT- o projeto obedece todas as disposições contidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para a contratação de menores de idade, como jornada diária, remuneração e exigência de freqüência escolar.






CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ - CEAPI
Endereço: Av. Henry Wall de Carvalho, 5000 - Bairro Tabuleta
CEP 64.022-050 - Teresina - PI - Telefones: (86) 3220 1701 e 3220 7550